Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

sexta-feira, março 16, 2007

Vasos Sanguíneos

Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos animais, como o ser humano, por onde circula o sangue: artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares

Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. Elas se contrastam com as veias, que carregam sangue em direção ao coração.
O sistema circulatório é extremamente importante para a manutenção da vida. O seu funcionamento adequado é responsável por levar oxigênio e nutrientes para todas as células, assim como remover dióxido de carbono (CO2) e produtos metabólicos, manter o pH ótimo, e a mobilidade dos elementos, proteínas e células do sistema imune. As duas principais causas de morte em países desenvolvidos, o infarto do miocárdio e o ataque cardíaco, podem ser resultado direto de um sistema arterial que tenha sido lentamente e progressivamente comprometido pelos anos de deterioração.

As arteríolas são vasos sanguíneos de dimensão pequena que resultam de ramificações das artérias. Através das artérias o sangue é libertado para os capilares. Regulam principalmente a resistência ao fluxo sanguineo, e, portanto, a pressão sanguínea periférica. O músculo está reduzido a algumas camadas, que se irradiam progressivamente. Embora as arteríolas possam ser pouco mais amplas que os capilares nos quais se abrem, distinguem-se destes pela retenção de um certo montante de músculo na parede. Os esfíncteres ao redor das aberturas dos capilares constituem o meio para determinar a fração do leito capilar, que se abre para perfusão em qualquer momento.

As vénulas ou vênulas participam das trocas entre o sangue e os tecidos. Elas apresentam diâmetro de 0,2 a 1 milímetro. A túnica íntima destes vasos é composta por endotélio e de uma camada subendotelial muito delgada. A camada média inexiste ou é formada apenas por poucas fibras musculares lisas. A adventícia, de tecido conjuntivo, é a camada mais espessa.
As venículas com diâmetro de até 50 nm apresentam estruturas praticamente semelhante à dos capilares. Participam de igual modo nos intercâmbios entre os tecidos e o sangue e nos processos inflamatórios.
As vênulas também podem influenciar o fluxo de sangue nas arteríolas através da produção e secreção de substâncias vasoativas difusíveis.

Uma veia é um vaso sanguíneo que leva sangue em direção ao coração. Os vasos que carregam sangue para fora do coração são conhecidos como artérias. O estudo das veias e doenças das veias é conhecido como flebologia e é uma disciplina pouco explorada que vem sendo desenvolvida através de uma variedade de cientistas de diferentes áreas, ao invés de ter especialistas específicos nessa área.

Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares são vasos sanguíneos do sistema circulatóriocom forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro lado, com as veias de menor dimensão. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. Podem deformar-se com muita facilidade, impedindo assim a passagem de glóbulos vermelhos. A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células que é a túnica íntima (ou interna) das artérias. É nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas dos gases.


by: João Mendes

3 Comments:

At 10:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esse site é demais!!!!!
me ajudou bastante num trabalho de escola!!!!!!

amei esse site!!!

 
At 5:00 da tarde, Blogger Beattriz said...

O vosso blog está bastante interessante, tem bons temas e os assuntos estao esclarecedores.
São uma boa ajuda para os testes*
:) Continuem.

 
At 10:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gagueja ahahhaha

 

Enviar um comentário

<< Home