Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

quarta-feira, março 14, 2007

Sistemas de Transporte

Sistema circulatório


O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que são: as artérias, as veias e os capilares. A sua função é realizar a circulação sanguínea.


Funções

Conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: Oxigênio para as células, hormônios (liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de CO2 para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins, transporte de hormônios, papel importante no Sistema imunológico na defesa contra infecções, Termoregulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica.

Tipos de sistema circulatório

Ausência de sistema circulatório

Certos animais como a planária (classe Turbellaria, filo Plathelminthes) não apresentam sistema circulatório. Os nutrientes, gases e excretas são tranportados por difusão, célula a célula.

Sistema circulatório aberto

O sistema circulatório dos artropódes e maioria dos moluscos é aberto. Este tipo de sistema circulatório não apresenta capilares nem veias; um ou mais corações bombeiam o sangue (hemolinfa é um nome mais apropriado para este caso, devido ao fato de que não há pigmento na hemolinfa) por um vaso dorsal. O sangue então dirige-se a cavidades chamadas seios ou lacunas, e volta quando o coração relaxa, através de orifícios chamados ostíolos.

Sistema circulatório fechado

O sistema circulatório é fechado em todos os seres do subfilo dos vertebrados (dividido em sete classes, três classes de peixes, e as outras de anfíbios, reptéis, aves e mamíferos), além dos anelídeos e cefalopódes,na qual o sangue nunca sai da rede de vasos sanguíneos composta por veias, artérias e capilares.

Os sistemas das várias classes de vertebrados mostram vários estágios evolutivos, sendo que o do peixe é o menos evoluído, e o dos mamíferos e aves são os mais evoluídos. No peixe, o sistema circulatório é simples; o sangue sai do coração, circula pelas brânquias (onde o sangue é oxigenado), pelos capilares do corpo, voltando para o coração no final do ciclo. Portanto, o coração do peixe é uma única bomba (composta de duas câmaras). Nos anfíbios e reptéis, há sistema circulatório duplo; o que quer dizer que há dois ciclos pelo qual o sangue passa, um no qual o sangue é oxigenado e outro no qual ele é distribuído pelo corpo. No entanto, nem sempre o coração é totalmente separado em duas bombas. Anfíbios possuem um coração com três câmaras. Nas aves e mamíferos (que também apresentam sistema fechado duplo), o coração é claramente separado em duas bombas e é formado por quatro câmaras.

Sistema circulatório nos humanos

O sistema circulatório humano é composto de sangue, sistema vascular e coração. O coração é o orgão que bombeia o sangue. O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, a parede das artérias é mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração. Os capilares são vasos microscópicos, com parede de apenas uma célula de espessura e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.

O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir desta maneira o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

Circulação pulmonar

A Circulação Pulmonar ou Pequena circulação se inicia no Tronco da artéria pulmonar, seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares, vênulas pulmonares, veias pulmonares e deságua no átrio esquerdo do coração. Na sua primeira porção, transporta sangue venoso. Nos capilares pulmonares o sangue é saturado em oxigênio, transformando-se em sangue arterial.

Circulação sistêmica

A Circulação Sistêmica ou Grande Circulação se inicia na Aorta, seguindo por seus ramos arteriais e na seqüência pelas arteríolas sistêmicas, capilares sistêmicos, vênulas sistêmicas e veias sistêmicas, estas se unindo em dois grandes troncos, a Veia cava inferior e a Veia cava superior. Ambas desaguam no átrio direito do coração. Sua primeira porção transporta sangue arterial. Nos capilares sistêmicos o sangue perde oxigênio para os tecidos e aumenta seu teor de gás carbônico, passando a ser sangue venoso.

por Frederico

4 Comments:

At 7:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se gostam assim tanto de Biologia, porque sacam a vossa informação de sites brasileiros e nem sequer a alteram?...
É apenas uma crítica construtiva.

 
At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Biologia sucks and you suck more .

 
At 6:45 da tarde, Blogger Sara said...

Eu gostaria de ler um post sobre o sistema em animais. Gostaria de obter informações sobre suas caracerísticas, o seu cuidado, rações consumidas por animais diferentes. obrigado

 
At 2:11 da tarde, Blogger Unknown said...

I like biologia

 

Enviar um comentário

<< Home