Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

quarta-feira, março 07, 2007

Sistema Circulatório nos Humanos

O sistema circulatório humano é composto de sangue, sistema vascular e coração. O coração é o orgão que bombeia o sangue. O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, a parede das artérias é mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração. Os capilares são vasos microscópicos, com parede de apenas uma célula de espessura e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir desta maneira o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

Circulação pulmonar
A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se na artéria pulmonar, seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares, vênulas pulmonares, veias pulmonares até à aurícula esquerda do coração. Na primeira circulação, transporta sangue venoso. Nos capilares pulmonares o sangue é saturado em oxigênio, transformando-se em sangue arterial.

Circulação sistêmica
A circulação sistêmica ou grande circulação inicia-se na aorta, seguindo por seus ramos arteriais e na sequência pelas arteríolas sistêmicas, capilares sistêmicos, vênulas sistêmicas e veias sistêmicas (veia cava superior e veia cava inferior). Ambas desaguam na aurícula direita do coração. A primeira circulação transporta sangue arterial. Nos capilares sistêmicos o sangue perde oxigênio para os tecidos e aumenta o seu teor de gás carbónico, passando a ser sangue venoso.




by António

2 Comments:

At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

PARABENSSSS AEWW....
MUITOOOO BOAS ESSAS INFORMAÇÕES,OBRIGADAAAAA!!!!...
PAM♥

 
At 1:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ronaldow..!!
brilha muito no corinthians..!

 

Enviar um comentário

<< Home